sábado, 7 de maio de 2011

Mundo Medieval, época de trevas? Escuridão? E Ignorância?

Será que o mundo medieval foi realmente uma época de trevas, ignorância e escuridão?
A Idade Média foi caracterizada pelo poder e fortalecimento da Igreja Católica, que expandiu-se muito nesse período.
Esse cenário contribuiu muito para transformações e manifestações na vida cultural do povo europeu.
A Igreja foi grande responsável pelo resgate de manuscritos clássicos e manutenção da cultura letrada, representada por textos gregos e romanos.
Com o objetivo de fortalecer a fé cristã, eram oferecidas escolas que se localizavam dentro de mosteiros e garantiam ensino gratuito para meninos que iriam seguir a carreira religiosa, disciplinas como aritmética, latim, canto, e ás vezes escrita eram ministradas pelos Monges.
Fundaram se universidades que se estabeleceram para propagar artes, leis e teologia. Universidades como: Oxford, na Inglaterra, Montpellier, na França e Coimbra em Portugal foram algumas das que se destacaram.
Os monges também foram responsáveis pela criação da música sacra, da qual se originou a música erudita da nossa atualidade. Nessa época também originaram se os cânticos em cultos religiosos, com um ritmo lento e uniforme e tom vocal grave, como canto gregoriano, fixado pelo Papa Gregório Magno (509-604).Ainda nesse momento , se desenvolveu a notação musical, uma forma de escrita específica para a música.
Na arquitetura destacavam se as construções de templos, igrejas, mosteiros e palácios. Adotando um estilo românico e gótico. Ornamentados com belíssimos vitrais, pequenas placas de vidro colorido que, unidas por chumbo, formavam desenhos.
Na pintura, eram retratadas nas paredes cenas religiosas feitas para ilustrar os manuscritos. Os templos ainda eram decorados por um grande número de esculturas.
Apesar do rigor religioso, a idade medieval também foi marcada por grandes manifestações populares contra os padrões estabelecidos pela Igreja.
O carnaval foi uma manifestação popular da Idade Média, era uma forma de subverter a ordem, as pessoas vestiam se de animais ou usavam máscaras, podendo um servo vestir se de nobre e até criticar a ordem existente. O costume do uso de máscaras se estabeleceu no interior das elites com os grandes bailes de máscaras. A Igreja e a elite toleravam essa festa para assim suavizar tensões sociais.
Também nas camadas populares existiam os poetas goliardos, que desprezavam o alto clero e valorizavam os prazeres e amores profanos em seus poemas.
Enfim, falar de Idade Média é também constatar uma época de grande criatividade e manifestações culturais, tanto do clero quanto das camadas populares existentes na época. 

Referências Bibliograficas:
RODRIGUE, Joelza Ester. História e Documento: imagem e texto. São Paulo: FTD, 2002.
VICENTINO, Claúdio. Projeto Radix: História. São Paulo: Scipione, 2005.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO, História Medieval. Rio de Janeiro: UCB, 2010.

Bianca Miranda / Fernanda Barroso / Luciana Castro  

Nenhum comentário:

Postar um comentário